Entendendo e Cuidando das Nossas Emoções
Esse texto é uma lembrança de que o autocuidado começa dentro de nós. Reconhecer, acolher e cuidar das nossas emoções é um ato de amor e maturidade emocional.
Se tem uma coisa que não podemos negar sobre as emoções, é que elas estão presentes em tudo o que experienciamos nas nossas vidas. Não tem jeito, desde a hora em que despertamos até o momento em que vamos dormir, somos acompanhados pelas emoções — às vezes elas fazem muito barulho, às vezes elas ficam mais quietinhas, mas uma coisa é certa, as emoções sempre estão presentes.
Talvez você pense que algumas emoções como: o medo, a raiva, a frustração, a angústia ou ainda a tristeza é algo ruim. Na verdade, essas emoções, assim como todas as outras fazem parte do que nos torna humanos. Elas podem até ser desagradáveis, mas têm funções muito importante para nós: nos alertar de algum perigo, nos proteger das ameaças e nos ajudar a dar sentido às nossas vidas.
Quando sentimos medo, por exemplo, essa emoção nos afasta de um perigo real; a tristeza pode indicar que estamos necessitando de afeto ou atenção; a raiva pode sinalizar que algo importante para nós foi desrespeitado.
Ter emoções não é o problema. O problema é quando tentamos nos livrar dessas emoções a qualquer custo.
O primeiro passo para manejar as emoções é reconhecê-las.
Reconhecer significa nomear o que se sente. Para isso, devemos nos perguntar: “O que estou sentindo agora?”, “O que essa emoção está tentando me dizer?”.
Depois de serem reconhecidas, é possível cuidarmos dessas emoções de maneira mais assertiva, utilizando ações práticas, como:
Respirar fundo e dar um tempo antes de reagir impulsivamente.
Conversar com alguém de confiança.
Escrever sobre o que sente.
Praticar atividades que tragam presença e relaxamento, como caminhar ou meditar.
As emoções não devem ser enfrentadas porque elas nos informam, ou sejam, são mensageiras que pedem atenção. Quando aprendemos a escutá-las, conseguimos agir com consciência — e menos por impulso. Por isso, preste atenção nas suas emoções. O que você está sentindo agora?
Cuidar das emoções é, no fundo, cuidar de si.
Gostou deste texto?
Compartilhe com alguém que poderia se beneficiar dessa leitura. E, se você tem sentido dificuldade para lidar com suas emoções, lembre-se: buscar apoio psicológico é um gesto de coragem e autocuidado.
Jackson dos Reis Palmeira
Psicólogo
CRP: 06/183118